sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Aninha, a papinha e outras

Postado por Flávia às 06:42
Toda vez que começo a escrever no blog percebo que não posso (devo) ficar tanto tempo sem postar.
A memoria que já não era boa, com a idade avançando, está ficando pior.  É sério.  Tô ficando veia. 
E caduca que estou (ou sou?) me sinto falhando na missão de registrar o crescimento da minha filha. E a bichinha não espera não. Continua crescendo. Já senta sozinha, inclusive à noite dormindo, apavorando a mãe. Já fala da-da-da daquele jeitinho delicioso de bebê. Quando chora faz biquinho e arremata com um mã-mã-mã. E o pai jura que não é mamãe, mas nós sabemos que é. Né filha?
Agora aos sete meses começou a engatinhar. Meusdeusus! A coisa mais fofa do mundo. Toda cautelosa. Mede, analisa, engatinha um pouco. Para, senta, conversa um pouquinho e depois engatinha ate pegar o brinquedo. Sempre escutando a torcida babosa do pai ou da mãe: Vai filha! Você consegue! AÊEEEE!!! CONSEGUIU!!!
È delicada de uma forma... Toca nos animais com as pontinhas dos dedos. Nas outras crianças também. O encontro com o primo de 10 meses foi uma cena. Ele agarrando o braço dela com aquela força de menino e ela toda lady tocando nele com as pontas dos dedos. Pra falar a verdade ela toca em todo mundo assim. Com cuidado e gentileza.
Mas o que eu queria registrar mesmo é que aos seis meses começou a papa salgada na vida de Aninha. E no primeiro dia você tocou terror na sua mãe, garota! Recebeu uma colherzinha da comida, sentiu o gosto e abriu um berreiro! Deu dó...  Muita, muita, muita.  Só se acalmou depois de mamar e se sentir protegida daquele sabor estranho.
Mas como mamãe é brasileira, pacientemente continuou o processo durante toda a semana. E no segundo dia você chorou de novo, mas já comeu mais um pouquinho. No terceiro, não chorou e comeu o mesmo pouquinho. No quarto continuou comendo e agora você come com gosto. Pra felicidade da mamãe. Porque me dava uma tristeza ver você comendo sem a menor alegria.
O que ajudou muito foi a receita especial da vovó. A receita do tio pediatra você não gostou. De jeito nenhum. Daí que hoje você come assim: cebola, tomate e coentro cortados picadinhos. Vai pra panela com a carne cortada em cubo e um pouquinho de azeite de boa qualidade. Fica no fogo  tempero e carne pegando sabor. Joga três tipos de verdura cortadinhas e mais um pouco no fogo. Depois cobre com a água e deixa cozinhar até a verdura ficar bem molinha. Nada de sal.
Hoje,  a papinha já ganhou arroz ou feijão que você adora. O próximo passo é o macarrão cabelo de anjo indicado pelo tio pediatra. E lá vai mamãe pesquisando, inventando coisas para você crescer saudável. Até receitas goumet ela vai cobrar da tia.

Papinha chique,mon chéri!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Agora que virei gente grande! Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez