segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Natal - Parte 1

Postado por Flávia às 04:28 4 comentários
Neste ano o Natal tem um sabor diferente para mim. Estou tão animada com a nossa primeira comemoração natalina em família (Papai, Mamãe e Aninha) que o espirito Papai Noel baixou com força na pessoa. Marido temendo pela integridade física do cartão de crédito e eu a saltitar pela casa entoando HO HO HO.
Já montei arvore, estou organizando almoço família, almoço amigos e amigo secreto pelo Brasil a fora. Exagero. Um em Salvador e o outro em Aracaju. Meu nome é Flávia a mil em prol da confraternização pelo Brasil! Tenho muito que comemorar. Motivo para encerrar o ano com chave de ouro afinal foi nele que ganhei o meu presente pra vida toda.
Com a cabeça fervendo de ideias, o primeiro passo para preparar o nosso Natal foi ir as compras. Meu espirito noelesco (inventei agora) está completamente voltado para as crianças que me cercam. Algumas que ainda nem conheço pessoalmente. Mas conheço os pais que me contam as histórias dos seus pimpolhos e eu lúdica que sou, vou devagarinho me apaixonando.
E de tanta paixão mais muito amor materno que me invadiu neste ano, resolvi presentear os pequeninos e por tabela os pais também né. Quem meu filho beija, minha boca adoça. Velho ditado, pura sabedoria.

Só que o amor é grande, as crianças são muitas e o bambá é pouco. Comofaz?
Busquei e encontrei na net a solução. Queria presentes divertidos, com preços camaradas e que deixassem rolar o “mundo da imaginação” tão importante na infância. Criar suas próprias histórias, brincar no banho, inventar personagens. Tem coisa mais gostosa pra uma criança?  
A procura terminou quando achei a lojinha virtual da Companhia das Mães. A proposta é super bacana porque lá além de encontrar produtos incríveis, os mesmos são feitos por mães empreendedoras. Muitas que criaram os seus produtos e marcas com o objetivo de terem mais tempo para as suas crias. Olha que legal:
“...sintonizada com o movimento da maternidade ativa, tendência feminina mundial onde as mulheres resgatam sua capacidade de protagonizar as decisões a respeito de seus corpos, de sua saúde e do desenvolvimento de seus filhos, a ciadasmães propõe que as mães passem mais tempo perto de seus filhos e por isso questiona as condições de trabalho da mulher que têm filhos e incentiva o crescimento de pequenos negócios de mães empreendedoras.” Extraido do site http://www.ciadasmaes.com.br/

Apaixonei na hora. Para presentear os meus preferidos foram a história de papel Chapéuzinho da Desenho bom e o kit animais marinhos da ó design . O kit é uma diversão para a hora do banho, pois os animais grudam em superfícies úmidas. Já imagino um garotinho muito especial criando as suas histórias do fundo do mar.
Tem tanta coisa legal e o frete é grátis até 15/12. Vale a pena fazer uma visita ao ciadasmães.

Pra terminar, a minha última compra foi para um bebê de 4 meses. Essa escolha fiz influenciada pela minha Aninha que sempre ensina a mãe sobre a beleza das coisas simples. Compro brinquedo Fisherpriceano e ela gosta. Compro uma piscina plástica de R$11,00 e ela ADORA. É claro que baseada na satisfação da pequena tive que presentear a sua mais nova bebê amiga com uma piscina também. 

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Hoje eu estou assim

Postado por Flávia às 05:59 0 comentários
Borrocochô
Por isso nem consegui escrever o post que planejei.  Queria falar sobre música e a nossa rotina cantarolante.  Falar das músicas que Ana gosta e das suas reações. O papo era alto astral.
Mas, mas, mas... Hoje não acordei no clima.  E como eu sou pura emoção, não sei (não consigo) sentir algo e escrever sobre assunto de clima completamente diferente. Já escutei, na minha vida profissional, que tenho que controlar as minhas emoções. O tempo passou. Eu já avancei muito. Mas o “essencialmente eu” ainda mostra sua cara com toda força em dias como hoje.
 Refleti na madrugada sobre os motivos para minha chateação e comecei a numerar o que tinha acontecido no dia anterior. Numerar mesmo. Vocês já sabem dessa minha mania de organização.
1.     Há duas semanas que o sono noturno da Aninha está alterado. Eu que respondia SIM saltitante a pergunta máster da maternidade (sua filha dorme bem?) estou atualmente zumbizando pela casa. A garotinha que acordava uma vez na madrugada agora me chama para mamar de três a cinco vezes. E depois que ela mama e dorme eu fico entre uma e duas horas para pegar no sono de novo. Faz as contas aí comadre porque nem eu sei quantas horas estou dormindo efetivamente.
2.     Fui a creche ontem acertar os detalhes e só tem vaga para Ana a partir do dia 23-01. Eu começo a trabalhar no dia 03-01. Família em outra cidade. Sentiu o drama?
3.     Serei madrinha de casamento na próxima semana e somente ontem tive coragem de tirar o velho vestido do armário para experimentar. Claro que não gostei. Se o casal não fosse tão querido ligaria ontem mesmo para pedir dispensa da função. A justificativa? Olha sou uma recém parida (tá, eu sei que já tem 5 meses) dando ataque de pelanca e nada absolutamente nada que eu vestir agora me fará sentir apta a desfilar numa igreja e permanecer em destaque no altar. Sei que o destaque é da noiva. Sim! Mas é ataque de pelanca meu povo. Lá tem sentido.
Só que hoje, e muito por causa da maternidade, eu amadureci. E as minhas reflexões passaram a ser mais profundas. Mais sinceras. Por mais que tente mascarar com as chateações acima, eu sei lá no fundo que o verdadeiro motivo para o borrocochô não é esse. Pois se eu pensar bem pra cada situação tem um jeito. Vejamos:
1.     É compreensível a mudança no soninho da Ana. Nesse mês iniciamos a papinha de fruta e ela ainda está se acostumando. Toda alteração na rotina influencia no sono do bebê.  Então ainda é cedo para desespero. É aguardar e confiar como diria Didi Mocó.
2.      Posso deixa-la em outra creche até o dia 23. Talvez minha mãe possa vir (sonho) ficar com ela durante esses vinte dias. Um milagre pode acontecer e surgir uma vaga até lá. Quem sabe?
3.     Já esse ponto é ligar “tô nem aí” mesmo. Tipo tô caída, mas tô na moda! Vou comer docinho, dar risada com meus amigos e parar de neura. Deixar o perfeccionismo para as globais, afinal minha cria mama livremente e disso não abro mão.
Como achei solução pra algumas e descobri que não dou tanta importância assim para as sem solução imediata, encontrei o verdadeiro motivo do borrocochô: O meu eterno questionamento sobre escolha profissional.  Antigamente, de forma imatura, eu ficava inventando motivos ou aceitando os que me sugeriam. Agora, com Aninha, tive que me conscientizar: mimimi e chororô não me levam a lugar algum. Deixar tudo no campo da mentalização de nada adianta. Tenho que definir, me jogar, arriscar...
E isso tá me inquietando. Tá me estressando. Ô Jesus!  Tá dando até post desabafo. Por que sei, hoje entendo, que isso requer mudanças mais profundas. De personalidade. Que até agora eu empurrei com a barriga. Se eu deixar vou morrer assim que nem Gabrieeela! E coisa mais chata é ter passado por esse mundo sem realizar.  
Vocês não acham?

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Você sabe que virou mãe quando

Postado por Flávia às 05:15 2 comentários
Gastou horrores no home planejado.

Chamou de tchutchuco e fez mil planos pra ele.

E hoje ele é ricamente decorado ...

com os brinquedos da sua filha!

Ultima tendência.


terça-feira, 29 de novembro de 2011

Para minha filha - 4º Mês

Postado por Flávia às 05:23 2 comentários
Carta escrita em 22/11/11.
Aninha,

Esse seu quarto mês passou tão rápido!  Você está crescendo tão esperta, amorosa e sorridente. Às vezes tem lampejos da personalidade da mamãe. Como quando você se irrita com algum brinquedo e impaciente grita. Ou quando se aborrece e abre um bocão pra chorar. Nessas horas sua mãe diz que você quer tudo do seu jeito.  E o seu pai rindo responde: Não sei a quem puxou...

E o seu pai, filha. Esse seu pai... Cada dia mais orgulhoso das suas conquistas, do seu crescimento de você da cabeça aos pés. Está sempre munido de uma foto nova ou de um vídeo da sua mais recente peripécia. E se antes o assunto dele no trabalho era a mamãe, agora é vc. Tanto que os colegas vivem perguntando qual a novidade da Aninha. E ele desata a falar! Já ganhou apelido de babão.   
Defende a paternidade participativa com unhas e dentes. Quando ouve a ladainha machista ”quem cuida é a mãe”, seu pai prontamente responde: Pois lá em casa, nós dois cuidamos! Faz questão de ter momentos só de vocês dois. Como um banho da noite seguido da massagem que a mãe tem que sair de perto mesmo, pois ele te ensinou a jogar água pra todo lado. Criança feliz faz bagunça no banho! Responde quando a sua mãe finge que está reclamando.
De vez em quando sua mãe se emociona quando olha pra você. Ela se sente tão incrivelmente abençoada por ter vocês dois. Agradece todos os dias quando lhe coloca no berço de madrugada depois de mamar.  E ora. Pede a Deus que proteja a nossa família. Agradece pelo amor que ele derrama todos os dias sobre nós.
Ontem, mamãe percebeu que não estava registrando os seus momentos. Não falo de fotos filha, mas das particularidades de cada mês da sua vida de bebê. E o tempo está passando muito rápido. Não quero que essas memórias se percam. O meu desejo é que um dia você possa ler e até comparar com os seus próprios filhos. Sentimentalismos da sua mãe. Você já deve conhecer. Quando estiver lendo isso eu já devo ter chorado em trocentas festas da sua escola e todos os natais. Além de fazer discursos emocionados sobre o quanto eu e seu pai a amamos e queremos que você seja muito feliz.
Você também já deve saber que a sua mãe gosta de organizar tudo por tópicos. Quando ela percebeu que não estava guardando as suas memórias mês a mês desatou a relatar numerando tudo. Alimentação, sono, desenvolvimento e por aí vai. É louca mesmo, meu bebê!  Maluca beleza. Deu até alivio quando finalmente consegui organizar.  
Quero que você saiba também como me sinto. O quanto amadureci quando me tornei a sua mãe. Parei de me importar tanto com a opinião dos outros sobre mim. Tornei-me melhor em tantos sentidos. Mais segura. Mais tudo. Ainda tenho meus medos, mas quando penso em você sinto que posso superar qualquer coisa. Bem piegas né filha? Mas sua mãe é assim mesmo. Você já sabe.
Com você aprendi a aceitar meus erros. Até os de mãe iniciante que sou. E quando você me olha, com esses olhos graúdos que parecem enxergar lá no fundo da alma, eu sei que consegue enxergar (sentir) a pessoa melhor que me tornei por você.
Ai, ai... É o que queria te dizer para me despedir do seu quarto mês e abraçar os meses que virão. Palavras de mama italiana.
Bem melosas.
Mas você já sabe.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Pra mamãe e bebê - Cinematerna

Postado por Flávia às 06:56 0 comentários

Foto retirada daqui

Essa dica não é pra Aracaju, mas tenho esperança (nos ouve Pai!) que no próximo ano a nossa cidade receberá trocentas opções de divertimento para mamães e bebês. Ainda hei de divulga-las aqui! Oremos.
Quem é mãe sabe que, principalmente nos primeiros meses do seu filho, as opções de lazer são bem restritas. Você tem que pensar no horário, ambiente, temperatura e quem vai estar lá antes de meter seu precioso na aventura. Assim você, que era a “arroz de festa” antes de parir, passa a curtir uma diferenciadíssima programação.  Saca só o itinerário: quarto do bebê - sala – playground do prédio – pracinha do bairro - casa da mãe – shopping.
Se você é como eu que quer carregar a cria pra todo lugar, adora programas culturais e agora se preocupa que estes também tenham algo a oferecer para o desenvolvimento do seu pequeno, o negócio fica ainda mais complicado. Como diríamos na Bahia: “O bicho pega”.
E aproveitando a minha conveniente lembrança da terrinha, a dica é para as mães de Salvador ou as de Aracaju que estarão ou podem estar lá no dia 03/12. Neste dia tem sessão do Cinematerna no Cinemark Salvador Shopping.
Fala aí minha senhora. Há quanto tempo tu não vai ao cinema? Eu vou fazer pra lá de ano. Tá, é exagero. Desde que minha filhota nasceu. Não sei nem mais o que é. Hi,hi,hi. Gostaram? Hoje estou toda trabalhada no drama!
Eu queria muito estar em Salvador no dia porque a proposta é incrível. Você vai ao cinema que está preparado para receber você e o seu pimpolho. Luz, som e ar condicionado adequados para os bebês. Trocadores disponíveis e um tapete EVA na primeira fila para o trocinho brincar no chão. De quebra, a presença de outras mães pra você conhecer, fazer amizade e tomar um cafezinho depois da sessão. O que acha? Oi como eu queria Cinematerna em Aracaju.
Se o filme for Amanhecer – Parte 1 você ainda consegue assisti-lo sem os gritinhos piriguetes a cada cena do lobo.  Agora provei que o negócio é bom, né?
Maiores e melhores informações no site do Cinematerna.
Cinematerna, te quero em AJU!

domingo, 27 de novembro de 2011

Você sabe que virou mãe quando...

Postado por Flávia às 16:34 1 comentários
Seu surto consumista (para afastar a deprê) se resume em entrar na L'Occitane e gastar 55 pilas num shampoo ...

Pra sua filha.  Que mal tem cabelo!

E voltar para casa sem NADA pra você, mas se sentindo beeeem melhor.

Aninha e seus looongos cabelos

terça-feira, 22 de novembro de 2011

De quem é?

Postado por Flávia às 06:38 0 comentários
A menina descobriu a sua mais nova forma de comunicação: O grito!
Grita quando tá feliz. Grita quando é contrariada. Mas a reclamação tá mais para um ranger de dentes. Coisa que inclusive ela ainda não tem.
A vitima preferida é o papai quando o coitado vai colocá-la no berço. Se ele não entregar para mãe de volta, não tem ranger de dentes. É na base do grito mesmo.
 Daí que outro dia a mamãe tava brincando com a menina no quarto:
- De quem é essa boquinha? É da mamãe!
- De quem é o cabelinho? É da mamãe!
- De quem é a bochecha? É da mamãe!
- De quem é o olhinho? É da mamãe!
- E a barriguinha? É da mamãe!
O pai ,que estava na sala jogando vídeo game, murmurou de lá sem tirar os olhos da tv:
-É, pelo jeito pro papai só sobrou o grito mesmo...

I love you Papai!



segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Quero meu papá

Postado por Flávia às 06:21 1 comentários
Aninha completou 5 meses e  lá fomos nós visitar o tio pediatra.
Tudo lindo. Menina crescendo. Altura 61,5. Peso 6,580.
Começou a tomar ferro, vitamina C e continua com o polivitamínico. E como já era previsto, o pediatra liberou as papinhas de fruta. Mamão, maçã, pêra, banana com farinha de aveia, ameixa... Os sucos continuam e peito sempre que ela quiser. Livre demanda.
No domingo tentamos a primeira papinha. Mamão amassadinho. Vamos ao checklist?
Mamão na camisa do pai:  OK
Mamão nas mãos da mãe: OK
Mamão em toda roupa do bebê: OK
Mamão no sofá, nas almofadas e no chão da sala:  OK
Mamão na barriga do bebê: Um tantinho assim ó.
Saldo:

Cuspi tudindo


Depois fiz cara de boneca


sábado, 19 de novembro de 2011

Ana no teatro

Postado por Flávia às 04:19 1 comentários
Cenário encanta os bebês
Já falei aqui sobre a minha vontade de proporcionar a Ana o primeiro contato com  teatro, além da música que eu adoro.  Como querer é poder (como bem disse a minha sobrinha quando tinha apenas 2 anos) , a oportunidade veio quando eu menos esperava. Zanzando pela net encontrei a peça “De sol, de céu e de lua” (informações aqui) atualmente em cartaz no Teatro do Sesi Rio Vermelho na cidade de Salvador.
Li experiências de outras mães que levaram seus filhos e adoraram. E é claro que fiquei louca para levar Ana também. Como Deus ouve as mamães bem de pertinho, a oportunidade de viajar para Salvador surgiu no mesmo dia. Tudo redondinho. Fala se não é benção do Pai?
Logo que anunciei a família que um dos passeios programados seria teatro foi a maior gozação. A começar pelo maridão. Apostou comigo que Aninha ficaria apenas 20 minutos. Confesso que eu mesma lá no fundinho tive as minhas dúvidas. Afinal trata-se de um bebê de quatro meses e meio. Vai cansar rápido, dar um senhor porre e eu vou ter que sair corrida da sala com a criança grudada no peito. Ho,ho,ho. Iludidos papais... Aninha arrebentou a boca do balão.
Estrategicamente cheguei no horário da peça para não cansar a pequena. O diretor, muito simpático, nos colocou no palco. Isso mesmo mamães. Mamãe e bebê de colo ficam no palco durante toda a apresentação interagindo com as atrizes. Os bebês engatinham no palco, pegam nas atrizes, no cenário. È uma diversão.
Logo que cheguei perguntei ao diretor se poderia sair caso Ana chorasse. Ele disse que sim, mas que eu não me preocupasse, pois ela não ia chorar. Pensei com os meus botões: Ok, mas por desencargo vou sentar aqui bem no cantinho e na hora do chororô me jogo desse palco correndo.
Começa o espetáculo. As luzes encantam os bebês. As atrizes fazem contato visual com as crianças, sorrindo, fazendo caretas, bem de pertinho. Quando os pequenos pensam em cansar muda música, muda luz, aparece um objeto novo. Os olhinhos vão das atrizes para o cenário. De encantar!
 E Aninha? Ana forçou a mãe a sair do cantinho. Ia aos pouquinhos chegando para o centro do palco e logo estava no meio dos bebês maiores. A mãe ao lado perguntou quanto tempo tinha a pequena e se surpreendeu ao saber que dona Ana tinha apenas 4 meses e meio. Fiquei toda orgulhosa. Êita que mãe é bicho besta.
O espetáculo é rápido. Na medida para não aborrecer os pequeninos. No final levei Ana para cumprimentar as atrizes e elas ficaram felizes em saber que era a primeira peça. A primeira de muitas com certeza.  
De quebra ainda ganhei a aposta... hi,hi,hi... Né papai?

Valeu Aninha!
Uma curiosidade: O bebê mais novo que assistiu a peça tinha 2 meses.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Aproveitando Salvador

Postado por Flávia às 05:40 1 comentários
Não deu para fazer todos os passeios que a mãe planejou, mas como sempre a nossa ida a Salvador  proporcionou momentos especiais  para Ana. O que mais gosto é da interação com a família e de muita gente querida que não participa do nosso dia a dia por causa da distância. Sei que isso é importante para minha filha e o quanto contribui para o seu desenvolvimento. Em Aracaju, 90% do seu tempo praticamente é apenas na companhia da mãe e o pai e eu sei que a presença de avô, avó, tios e amigos queridos  faz falta em nossa rotina. Salvador era sinônimo de casa cheia. Aqui ainda estamos construindo laços.


Arte do tio Gugu

Essa foto exemplifica bem o que estou falando. Só tio tem coragem de colocar a sobrinha na fruteira e avisar a mãe que o avô trouxe uma fruta nova da feira.
A viagem é um pouco cansativa, pois são quatro horas de carro até Salvador. Com criança um pouco mais porque temos que parar para amamentar, trocar fralda, descansar um pouco e por ai vai. Ana costuma se comportar bem até metade do caminho. Na outra metade a mãe tem que rebolar para distrair o bebê. Ufa! É móbile, é musica, é bico, é mamá. A mãe canta, dança e sapateia para um público exigente composto de uma mocinha só. Mas valeu a pena tudinho.
Vou contar as peripécias aos poucos. Ana pegou no cachorro a familia pela primeira vez e adorou. Foi no farol da barra, viu o mar azul, dormiu na cidade alta enquanto os pais tomavam sorvete e... ASSISTIU A SUA PRIMEIRA PEÇA DE TEATRO!!!
Desculpa o grito, mas é muita emoção para o meu coração. Foi lindo! E de quebra ainda ganhei a aposta com o pai que tinha certeza que a pequena só ficaria 20 minutos. Aninha brilhou. Deixa eu baixar as fotos que escrevo um post sobre esse momento máximo de vitória materna.
Como a gata já está querendo acordar para mais uma sessão de pula pula na mãe vou postar algumas fotos e depois conto as peraltices de Ana em Salvador.

Momento cansei do bebê conforto (mamãe aceita dicas de viagem)

Ana e Papai contemplando o mar



Com mamãe no farol da barra

 

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Sorria!

Postado por Flávia às 11:32 1 comentários
Estamos a caminho da Bahia!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Crescimento da filha. Sofrimento da mãe.

Postado por Flávia às 05:24 2 comentários
Todo mundo sabe como é mãe de primeira viagem. Tudo que o filho faz é incrível, único e nunca na história desse país uma criança foi tão esperta como a sua. Comigo deve ser pior ainda porque eu nunca convivi de forma próxima com outro bebê. Então a cada dia sou surpreendida com uma novidade da minha mocinha.

Esse introdutório todo é para contar que a garota já está ensaiando sentar. No final do quarto mês a criança já está querendo sentar. E eu fico boba gente. Como pode? As mães já acostumadas com essa turma prafentrex podem achar super normal para idade, mas eu que estou no primeiro filho e ainda sou do tempo que criança não abria os olhos logo que nascia, fico abismada.
Aconteceu assim. Um belo dia coloco Ana deitada no bebê conforto. Vou me ajeitando no carro com as 230 sacolas e quando olho a menina está lá se esforçando. Em um segundo ela levantou o dorso, sentou no bebê conforto e ficou segurando com as mãos em cada lado para se apoiar. Sentada. Sentada! Quequeisso minha gente? Ficamos, eu e o pai, abestalhados.

É claro que ela só consegue ficar por alguns segundos. Mesmo assim eu já levantei a grade do berço. Vai que a menina resolve sentar de uma vez e me pula daquele berço. Sei lá. Melhor prevenir...

O ponto máximo dessa descoberta foi quando levei para visitar o pai no trabalho. Chegamos no meio de uma reunião. È claro que o pai foi logo colocando a filha no colo. E lá ficou a menina encostada  como se trabalhando estivesse. Depois o pai me contou,todo orgulhoso, que no meio da reunião ela se colocou novamente na posição sentada e ficou escutando o chefe falar. Séria. Como se compreendesse tudo. Figura demais!
Sinto-me privilegiada por acompanhar de perto o desenvolvimento da minha filha. A cada dia um riso novo, uma forma de se comunicar diferente. Eu tenho vivenciado como tem que ser. A melhor coisa do mundo e efêmera também. Passa rápido e por isso me entrego totalmente.

Daí que estou tristinha esses dias porque essa delicia integral tem prazo de validade. Janeiro eu retorno ao trabalho e o rápido passar do tempo me deixa angustiada. Só em pensar em deixar meu bebê durante todo o dia e só encontrar a noite. Lágrimas,lágrimas,lágrimas.

Reflito muito e reconheço que a maior dificuldade é minha e não de Ana. Sei que na maioria das vezes as crianças tiram de letra. Como quando achei que ela não conseguia dormir sem ficar grudada na gente. Viajamos para Salvador e lá não teve o pai para ficar grudada. Teve cama enorme para se espalhar todinha. No primeiro dia me agarrei nela para garantir uma boa noite sono. Era a primeira noite fora de casa e ela podia estranhar. No segundo dia,de tanto minha mãe falar, passei para o outro lado da cama e deixei a vontade. Surpresa! Nada mudou. Nenhuma alteração. Ana dormiu tranqüila como sempre acordando apenas na madrugada para mamar.

Voltei pra casa e na mesma noite ela dormiu no berço. Sem precisar do abraço do pai ou da mãe. Ela estava pronta pra isso e eu que não percebi. Talvez eu não estivesse pronta e esqueci de sentir/tentar entender a necessidade dela. Graças a Deus que essa viagem aconteceu para me mostrar isso. E eu quase desisti de ir por causa de todos esses medos. Será que Ana vai dormir bem? Será que vai estranhar? E a cadeira de balanço vai ficar. Como vamos fazer pra ela dormir? Será? Será?
Agora talvez esteja projetando os meus “serás?” nela também. Entendo que preciso trocá-los por deixar acontecer. Trocar o sofrimento antecipado por vamos viver esse momento único e deixar o amanhã para amanhã. Aprender o ensinamento: “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Ô máxima difícil de aprender viu Jesus?

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Em busca de uma creche de bom coração

Postado por Flávia às 05:36 3 comentários
Aproveitei a curta estadia da minha mãe em terras aracajuanas e comecei a visitar creches para bebês.

Conheci três creches, mas somente uma conseguiu passar um pouco de tranqüilidade. Digo um pouco porque tranqüila mesmo eu só ficaria se minha filha fosse cuidada por alguém da família. E feliz  eu    ficaria apenas se pudesse ficar em casa até os três anos pelo ou menos.
A primeira ,que acredito ser a mais conhecida da cidade, não agradou. Parecia um depósito de bebês. Encontrei duas cuidadoras em um espaço pequeno cercada por bebês em cadeiras de balanço. O que mais chamou a atenção foi que visivelmente muitos deles não estavam com sono e poderiam aproveitar  o tempo para brincar, ouvir música, assistir um DVD. Pareciam entediados e certamente em algum momento dormiriam balançando, mas não por vontade própria.

A segunda foi a que mais gostei. Foi recomendada por amigos e pela minha obstetra. Encontrei um grande espaço com flores e ar livre para as crianças. Na sala dos bebês encontrei os pequenininhos em plena atividade. Estavam livres para escolher a sua própria brincadeira e a presença dos berços e cadeiras de balanço demonstravam que a soneca não era forçada. Gostei também da responsável pelo local que se mostrou muito sensata e me explicou que não poderia receber a minha filha em dezembro. Além de não ter vaga, no final de ano os funcionários da creche param por uma semana e é um momento de cansaço para todos, portanto não é o ideal para a equipe focar na adaptação de uma nova criança. Nota 10 pela sinceridade e pela preocupação com o bem estar dos funcionários e das crianças.
Na terceira não encontrei nada de errado, mas não empolgou sabe? Não bateu a simpatia. Achei escura e muito pequena. Não tinha um espaço reservado para amamentação e algumas crianças do berçário já estavam bem grandinhas. Fiquei imaginando que uma dentada daqueles garotinhos arrancaria o braço da minha Aninha.

Por enquanto, a segunda creche foi escolhida. O único problema é que só tem vaga no fim de janeiro e eu começo a trabalhar no inicio. Se realmente não surgir (ainda tenho esperança) vou ter que apelar para mãe e sogra vindo de Salvador para um socorro amigo. Estou mentalizando: “Vai dar tudo certo!”. Pensamento positivo.
Aqui pra nós. Esse retorno ao trabalho é muito doloroso para a pobre mãe aqui. Observei as crianças na creche e sempre que eu reconhecia o olhar da minha filha naquelas carinhas dava um aperto no peito. Vi uma menina que aparentava ter um ano estender os braços pedindo colo a cuidadora, mas como ela estava com outra criança, passou direto e apenas brincou com a menininha. Não foi por maldade. Apenas tinha outra criança no colo e não podia dar atenção a menina naquele momento. Aquela cena baixou meu astral. Imaginei minha filha que tem amor, atenção exclusiva e uma mãe dedicada 100% do tempo precisar de um abraço e não receber.

Por outro lado, procuro pensar nas coisas boas que virão com essa experiência. Outras crianças para interagir, aprendizados e quem sabe uma tia especialmente amorosa daquelas que guardamos no coração pra sempre. Lembro da minha professora da alfabetização que me acompanhou até a quarta serie e é responsável por recordações maravilhosas dessa época da minha infância.
O certo é que a prioridade é o bem estar da nossa filha. Vamos acompanhar de perto essa mudança e permanecer nesse formato somente se ela estiver feliz. Qualquer sinal de infelicidade vai significar alteração de planos. Com certeza. Sem pestanejar!

Atualizando as noticias sobre a minha Ana quero contar que:

·         A mocinha acordou bem inquieta hoje. Choramingando como não costuma fazer. Estou suspeitando de um ponto branco na gengiva e do morde morde que ela está agora. De vez em quando solta gritinhos agoniados e coloca o dedo na boca. O pediatra acha que é apenas um ponto sem pigmento na gengiva. Eu acho que é dente.

·         Descobriu que os pés são os seus melhores brinquedos. Ainda não consegue levar a boca,mas não vai demorar muito porque está treinando o tempo todo. Deita no bebê conforto,no carrinho e na cama e já vai levantando as perninhas.

·         Já provou suco de laranja lima e de maçã. Adorou. Cenoura rejeitada. Coitada! Tentarei novamente na próxima semana.

·         Nesta semana grudou na mãe. Só aceita ficar com o pai ou com a avó se estiver perto e olhando para mãe. Fiquei fora por duas horas e ao chegar em casa encontrei a menina se debulhando em lágrimas. Minha mãe disse que quando ela percebeu que eu não saía do banheiro armou o bico e começou a chorar.

·         Tá na fase de levar tudo a boca e fica impaciente quando o objeto não encaixa certinho na gengiva. Reclama,grita e pede ajuda a mãe.
·         Gosta muito de assistir desenhos. Deixo assistir o Discovery Kids, mas a enxurrada de comerciais está me incomodando. Se eu que tenho 31 fico com vontade de comprar a maioria dos brinquedos imagina uma criança! Providenciarei DVDs na próxima semana. Aceito sugestões.
·         Ganhou um ginásio com um monte de brinquedinhos e está aproveitando a beça. Bate com as mãos e com as perninhas, cheia de alegria doida.

Resumindo: Tá uma delicia essa menina!


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Bebê e Mamãe - 4 meses

Postado por Flávia às 05:59 2 comentários

Desculpem a falta de noticias. Os cochilos diurnos da minha princesinha ainda são irregulares e ás vezes 20 minutos é mais que suficiente para recarregar a bateria. A noite quando ela dorme, geralmente as 19:30, eu capoto juntinho. É neném pro lado e mamãe pro outro nanando pesado. Então apesar das muitas histórias eu tenho pouco tempo.
Vamos as novidades. Senta que lá vem história...

Aninha
Gostosa, gostosa, gostosa...
Já se tornou uma mocinha de 4 meses que as vezes pensa que já tem 6. Não é muito adepta a ficar deitada no colo. Gosta de ficar em pé, escalando a barriga até chegar no peito da mãe ou de qualquer um que a esteja carregando. Aprendeu a fazer bola de cuspe com a mãe e com o pai aprendeu a bater as pernas durante o banho derrubando 50% da água da banheira. Só ensinamos o que presta, não?
Agora estou ensinando a soltar beijo e falar mamãe. Tudo bem que ela só tem quatro meses né, mas estou investindo no time da mamãe desde cedo para ser a primeira palavra dela. Ui que emoção! O pai aposta que todo o meu trabalho será em vão e papai virá primeiro.
Sofreu muito com cólica até o segundo mês e meio mais ou menos. Digo mais ou menos porque a minha mente parece que bloqueou boa parte desse período nebuloso na vida do bebê e da mamãe e para mim é difícil relatar com exatidão o tempo que durou e como aconteceu. Bebê choramingava o dia todo e no final da tarde o choro vinha com força pontualmente as 18:00. Alguns dias começava mais cedo...
Chorava bebê do lado e mamãe do outro. Desespero total de mãe de primeira viagem. Muitas visitas ao pediatra, muitos “calma bebê, vai passar vai passar” muitas lágrimas do bebê e visitas da avó para acalmar a mãe. Sim, no auge do desespero a super vovó veio voando de Salvador socorrer as duas meninas choronas. E assim como veio de uma hora para outra o tormento se foi, antes mesmo de completar o terceiro mês como previa o pediatra.
Depois ainda enfrentamos o refluxo que impedia Aninha de mamar tranqüila e a deixava nervosa o tempo todo. Esse porre praticamente roubou a personalidade da minha filha até ser diagnosticado e tratado. Ana passou de criança calma a um gremlin chorão e irritado o tempo todo. Esse assunto até dava post assim como a cólica também, mas o que é importante dizer por hora é que já está tudo ok e a gatinha voltou a ser calma e risonha de novo.
Começamos agora a fazer os primeiros passeios mais demorados como almoçar fora, shopping e mercado central. Tudo com calma sem forçar o tempo dela ou sair completamente da rotina. No começo fiquei ansiosa por voltar a vida social de vez, mas entendi que o bebê tem o seu tempo e o ideal é ensiná-lo com calma. Assim fomos criando um plano para que ela se acostumasse a “rua” sem choro / irritação. Começamos com passeios de 20 minutos e fomos evoluindo até esse final de semana no qual fomos ao mercado central super barulhento e calorento. Bebê nos surpreendeu e o bom humor durou todo o passeio. Até rendeu um almoço fora no mesmo dia. Comportamento nota dez!
Agora se prepara para os próximos capítulos da sua vida de bebê: Provar outros sabores além do leite materno (o pediatra liberou os sucos mantendo LM como principal refeição)  e a escolha da creche, pois a mamãe volta a trabalhar em janeiro e quer começar a fase de adaptação em dezembro. Situação esta que tem deixado a mamãe super triste!
E falando em mamãe...
Resolveu tomar vergonha e tomar aulas de direção para finalmente utilizar a carteira de motorista. Gente, morro de medo. Medo não.Tenho pavor.
Tirei a habilitação em Salvador e comecei a dirigir lá sempre acompanhada pelo maridão. Quando mudei para Aracaju comecei novamente a treinar, mas o momento não era dos melhores e dois fatos me afastaram do volante. Estava super nervosa com a mudança, com o novo trabalho, com a falta da igreja e dos amigos. Não dormia bem, não comia bem, não estava nada bem. Péssimo momento para a direção, então aconteceu o seguinte:
1.     Esqueci o freio. Sim, pode rir! Esqueci onde ficava o freio, entrei pela contramão e quase mato o marido de susto.
2.     Encostei no fundo de um carro.Novamente porque esqueci o freio. Nem arranhou o carro da frente, mas o dono (um menino alucinado) desceu do carro protegido pela mamãe louca e começou a fazer o maior escândalo. Juro, que o carro não sofreu sequer um arranhão, mas a criatura deu a louca porque papai tinha acabado de lhe dar o carro de presente. Um bafafá!
Depois disso resolvi dar um tempo. Era muita coisa ao mesmo tempo e eu não tinha condições de lidar com a maldade das pessoas. Buzinadas, fechadas e escândalos de playboy era muito para minha cabeça. Desisti.
Agora com Aninha não deu mais para protelar e estou de volta ao volante. Oremos.
A licença maternidade está chegando ao fim e eu arrasada por ter que deixar Ana na creche. Não tenho confiança de deixar com babá, até porque não tenho família para ajudar a cuidar de Aninha. Sendo assim acredito que a creche seja mais segura. Vou visitar duas nesta semana para que ela comece a freqüentar antes do meu retorno. Assim vamos acompanhar com calma a adaptação. Tentarei atualizar o blog sobre as novidades da creche.
Por ultimo, estou sentindo falta de amigas mães em Aracaju. Pra trocar idéias mesmo, principalmente sobre opções na cidade para nossos filhos. Por exemplo, aulas de musicalização para bebês. Já busquei na net e não encontrei profissionais em Aracaju. E peças teatrais para bebê? Aqui tem? Quero que Aninha tenha contato com música e cultura  e não estou encontrando.  outras coisas.
Já conheci a Kyu, fiquei super feliz com comentário da Gi e da Vivyane e quero conhecer outras meninas de Aracaju.
Tem tanta coisa pra contar, mas vou parar por aqui pra não virar um post livro.
É isso que dá ficar tanto tempo fora.


sábado, 3 de setembro de 2011

Noticias Maternas

Postado por Flávia às 13:59 5 comentários
O tempo que não brinca no seu tic tac passou e Aninha caminha para os seus três meses.
Está substituindo aos poucos a sua fisionomia séria por sorrisos gostosos. Tão encantadores que até nas madrugadas quando estou caindo de sono conseguem arrancar risadas da minha cara inchada. Agora ela já olha as mãos com curiosidade e os bichinhos no quarto que antes não tinham o menor valor, hoje já conseguem sua atenção por alguns minutos.
É dengosa e adora colinho igualzinha a mãe. Gosta de conversar no trocador, ouvir musica  e muitas vezes ensaia acompanhar a melodia com uuuuu ou aaaaaa. Uma delicia!
Está crescendo e ensinando a sua mãe a crescer também. A mãe temerosa/insegura a cada dia dá lugar a uma mamífera intuitiva e consciente que ninguém conhece mais o seu bebê que ela. Interessante que mesmo sendo mãe de primeira viagem as melhores soluções partiram da minha intuição, contrariando os conselhos alheios.
Agora aprendi a confiar mais no que eu sinto e menos no que as outras pessoas palpitam. E Aninha tem sido muito mais feliz .
É nessa fase que me encontro. Mãe total. Interessada em aprender e compartilhar experiências   anseios, alegrias da maternidade. E outras coisas também porque mãe não deixa de ser mulher.
O blog nasceu da minha necessidade de partilhar momentos da minha vida com boas pessoas. Começou com reforma e decoração (experiência que vivi), mas agora cede lugar para o meu mais novo e desafiante momento.
E quem quiser ouvir histórias de uma mãe de primeira viagem senta aí e fica a vontade. Se quiser partilhar as suas melhor ainda. Quero aprender. Aninha agradece!
É isso. Tô feliz e o blog ganha a mesma cara a partir de agora.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ana Chegou

Postado por Flávia às 06:51 10 comentários
Pessoal, eis nossa princesinha:


Assim que puder, minha esposa fará um post decente (rsrsrsrsrs)

Deus abençoe a todos(as) que torceram e oraram por nós.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Contagem Regressiva

Postado por Flávia às 20:12 5 comentários
Foto: Happy Memories Fotografia

 Contagem Regressiva  
Falta pouco para você chegar.
Você que já é tão amada.
Tão desejada.
E mesmo que não conheça o teu rosto.
Eu te sinto,sinto,sinto tanto.
Que para amar só isso basta.
E amando ansiosamente espero.
Amando te convido.
Vem filha!
Iniciar a sua caminhada.
                                          
                                                                   Flávia Rivera

terça-feira, 14 de junho de 2011

Adesivo de Parede

Postado por Flávia às 05:09 4 comentários
Kit de adesivo para parede baratinho, prático e fofo.
Na  minha cidade encontrei o kit da marca abaixo.  Provavelmente existem outras. O melhor de tudo é o precito camarada:R$13,50. Super prático para fixar na parede. O próprio kit acompanha fita dupla face para prender as peças e o adesivo prende e sai sem dificuldade.
Ótima opção para dar um toque especial na decoração das festinhas. O preço colabora  hein?
Como comprei dois kits, vou utilizar um no chá de fraldas de Ana para decorar a parede próxima a mesa dos docinhos.  Olha só a belezura:



Adesivo acompanha o kit.


Fofo!


segunda-feira, 13 de junho de 2011

Gansa do ovo de ouro

Postado por Flávia às 06:51 2 comentários


Comemoração do dia dos namorados antecipada com direito a passeio romântico na orla da cidade. Depois de muitos beijinhos e carinho avistamos um bando de gansos andando enfileirados na beira da lagoa.

- Olha amor que lindinhos! A barriga arrastando no chão e andando com uma patinha lá e outra cá.

Marido olha bem para os gansos. Analisa um pouquinho. Ensaia um sorriso e dispara:

- Igualzinho a você!

É assim mesmo minha amiga. Cheguei na 38ª semana.

Uma gansa pronta para colocar o ovo de ouro!


 

Agora que virei gente grande! Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez